vivo

Carlinhos, gari que atua no Jd. dos Oliveiras, é pódio na Maratona de SP

Aos 44 anos, ele cumpre um treino pesado e passa na frente de atletas profissionais e mais jovens.

Por Paulo Santana em 17/04/2022 às 02:34:00
Divulgação

Divulgação

O acaso fez despertar em Antônio Carlos de Jesus, o Carlinhos, um talento reprimido por décadas. Descobriu no ganha-pão do dia a dia a vocação de atleta. Nos últimos 20 anos, ele tem trabalhado como coletor de lixo.
Na função de gari, prima pela limpeza da cidade nos Jardins das Oliveiras e nos Campos Elíseos. Para encarar o esporte com seriedade, operou uma radical mudança de vida: abandonou definitivamente alguns vícios que comprometiam a sua saúde. A partir daí, foi só evolução, como homem e esportista.
Na Maratona Internacional de São Paulo, no último dia 10 de abril, foi pódio na prova de 21 k.

Determinação

A rotina de Carlinhos é pesada. De segunda a sábado, o dia começa na madrugada, às 4h30 da manhã. Funcionário da Renova Ambiental, empresa responsável pela limpeza pública de Campinas, a partir das 6h40 já está nas ruas, em ritmo frenético, acelerado na coleta do lixo, para proporcionar à população conforto e bem estar.
O trabalho segue até o início da tarde, quando, depois de percorridos 30 quilômetros, entra em cena o lado atleta do coletor, descoberto há seis anos.
No almoço, só não é consumido lanche. Proteína, carboidrato, verduras e legumes em abundância. Descanso de 90 minutos e começa, de fato, a etapa de treinamento do corredor. Sob as orientações do fisioterapeuta Bruno Gross e da treinadora Carol Furriela, uma planilha foi elaborada e tem sido rigorosamente respeitada.
Nas ruas, treino forte às segundas, quintas e sábados. O aprimoramento muscular e de resistência encontra sua vez às terças e quartas-feiras.

Maratona de SP

O último grande resultado de Carlinhos de Jesus foi o 4º lugar conquistado na Maratona Internacional de São Paulo, na prova dos 21 k. Aos 44 anos de idade, largou no terceiro pelotão e foi buscar um lugar no pódio, deixando vários atletas profissionais para trás. Competiu com atletas mais jovens e foi muito bem sucedido.
No dia 1º de Maio, Carlinhos de Jesus encara a prova de Arthur Nogueira. Logo depois, a Meia Maratona do Pague Menos. E mais desafios virão pela frente.

Fonte: Ag. Nenews

Comunicar erro
ANUNCIE

Comentários

desenho
vcviu